Newsletter

Receba todas as nossas novidades. >>
BIODIVERSIDADE  >  Fauna  >  Borboletas  >  Colias croceus

Colias croceus (Geoffroy, 1785)





  

Família
Pieridae

Nome científico
Colias croceus

Morfologia externa da espécie
espécie com fundo alaranjado com bandas marginais escura. Na asa anterior possui um ocelo negro, na zona central. A face inferior da asa anterior possui uma tonalidade mais clara e o ponto central negro tem uma zona central mais clara. A face inferior das asas posteriores possui o ocelo com o centro branco. As fêmeas são maiores que os machos e geralmente com mancha amareladas na banda marginal da face inferior das asas anteriores. Envergadura: 45-55 mm.

Biologia e habitat
Tem três a quatro gerações por ano. Os ovos são colocados isoladamente nas folhas da planta hospedeira, nomeadamente trevos (Trifolium spp), e luzerna (Madicago sativa). As lagartas desenvolvem-se rapidamente em tempo quente, podendo pupar num período de um mês. A pupação pode durar, em condições favoráveis, cerca de duas a três semanas, iniciando-se nova geração. Se as condições climáticas foram favoráveis, é possível ver adultos até inícios de Novembro.

Distribuição
Uma vez que esta espécie é migratória, é possível estabelecer populações temporárias em diversas regiões, não sobrevivendo, contudo a invernos rigorosos.