Newsletter

Receba todas as nossas novidades. >>
BIODIVERSIDADE  >  Fauna  >  Mamíferos  >  Mamíferos não voadores



Mamíferos não voadores

Os restantes mamíferos não voadores, de medio a grande porte, agrupam as ordens de Lagomorfos, carnívoros e artiodáctilos.
Os Lagomorfos, como o coelho-bravo, são animais com ciclos biológicos também rápidos, em termos de maturidade sexual, taxas reprodutivas e esperança de vida. Ao nível da dieta estão incluídos na categoria dos herbívoros.
Os carnívoros compartem em geral uma dentição com fortes maxilas e caninos bem desenvolvidos. Apesar do nome, dentro do grupo encontramos espécies catalogadas de carnívoros, como é o caso da doninha, geneta, fuinha, e lontra, e espécies catalogadas de omnívoras, tais como o texugo e a raposa. Em geral são animais com uma esperança de vida potencial elevada (uns 10 anos ou mais) mas na realidade e por diversos motivos (caça, envenenamentos, mortalidade em estradas, entre outros) vivem uns 2-3 anos.
Em relação a última ordem, os artiodáctilos incluem duas espécies, o corço e o javali. O javali é considerado um omnívoro, se bem que a fração vegetal é o principal constituinte da sua dieta. O corço é um herbívoro ruminante (Ruminantia), o que significa que após a primeira ingestão do alimento o mesmo é regurgitado para voltar a ser mastigado.



FICHAS DE ESPÉCIES:


Coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus)

Corço (Capreolus Capreolus)

Doninha (Mustela nivalis)

Fuinha (Martes foina)

Geneta (Genetta genetta)

Javali (Sus scrofa)

Lontra (Lutra lutra)

Raposa (Vulpes vulpes)

Texugo (Meles meles)