Newsletter

Receba todas as nossas novidades. >>
BIODIVERSIDADE  >  Fungos  >  Cogumelos  >  Xerocomus badius

Xerocomus badius (Fr.) Gilbert


(GMarques)

  

Família
Boletaceae

Descrição do chapéu
5-15 cm de diâmetro; inicialmente hemisférico depois convexo e no final aplanado; margem grossa, enrolada, ligeiramente excedente e por vezes irregular; cutícula pouco separável, aveludada, seca e mate em tempo seco, viscosa e brilhante em tempo húmido; cor muito variável de castanho a castanho avermelhado ou castanho escuro.

Descrição do pé
4-15 x 1-4 cm; cheio, ocráceo ou pardo amarelado, aspeto a feltrado e com fibras longitudinais; de aparência muito variável, em alguns é robusto e fusiforme, noutros é esbelto, cilíndrico e delgado.

Descrição da carne
Grossa, maciça e firme, fibrosa no pé; branca a amarelada e acastanhada por baixo da cutícula, adquirindo tons azulados quando tocada ou cortada; odor débil e sabor suave e agradável.

Tipo e descrição de himenóforo
Tubos e poros; Tubos de até 1,5 cm de comprimento, aderentes, ligeiramente decorrentes, facilmente separáveis, inicialmente esbranquiçados, depois amarelados e finalmente verde oliváceos, azulando quando cortados; poros pequenos, angulosos, concolores com os tubos e que azulam quando pressionados.

Habitat
Bosques de coníferas e folhosas

Tipo de nutrição
Micorrízico

Interesse gastronómico
Excelente comestível

Época de Ocorrência
Verão e outono

Observações e Curiosidades
Prefere solos ácidos.