Newsletter

Receba todas as nossas novidades. >>
BIODIVERSIDADE  >  Fungos  >  Cogumelos  >  Phaeolus schweinitzii

Phaeolus schweinitzii (Fr.) Pat.


(GMarques)

  

Família
Fomitopsidaceae

Descrição do chapéu
15 - 25 cm de diâmetro; 2 - 5 cm de espessura; forma variável, sendo tipicamente circular, mas também reniforme e ainda é possível encontrar-se uma sobreposição dos chapéus; superfície peluda e aveludada nos jovens, passando a lisa na parte central com a velhice; quando jovem possui uma cor de enxofre e a medida que envelhece torna-se castanho; tornando-se ocre com um tom enferrujado na velhice; a margem pode apresentar-se grossa e arredondada, irregularmente ondulada ou deformada.

Descrição do pé
Pode ser central ou excêntrico; muito pequeno em relação ao chapéu; espesso a diminuir para a base; possui uma cor similar ao chapéu.

Descrição da carne
Grossa; cor amarela suave nos indivíduos mais jovens e com a velhice vai adquirindo a textura da cortiça e torna-se castanho; odor e sabor insignificantes.

Tipo e descrição de himenóforo
Poros; máximo de 2 poros por milímetro, mais visíveis na zona próxima do pé que na zona da margem, com forma poligonal e muito decorrentes, amarelos quando jovens tornando-se rapidamente castanhos, com tendência para ficarem negros com o corte.

Habitat
Troncos e ramos de coníferas mortas

Tipo de nutrição
Parasita

Interesse gastronómico
Tóxico

Época de Ocorrência
Verão e outono